A Prefeitura de Catanduva, por meio das Secretarias de Obras e Serviços e de Meio Ambiente e Agricultura, iniciou a dragagem no córrego Barro Preto. Nesta primeira etapa, o serviço está sendo realizado da rodovia Washington Luís até a avenida Benedito Zancaner. A ação é fundamental no combate às enchentes.
Para o prefeito Afonso Macchione Neto, a limpeza e desassoreamento dos rios é a melhor forma de evitar as cheias. “O rio São Domingos e nossos córregos são bastante planos. Desta forma, os detritos vão se acumulando ao longo do leito, reduzindo o volume da calha do rio. Esse serviço de limpeza precisa ser contínuo.”
Segundo ele, nesse trecho especificamente, a última dragagem foi feita ainda em sua gestão à frente da Prefeitura – não houve limpeza nos últimos quatro anos.
Na sequência, os maquinários entrarão no trecho entre a rodovia Comendador Pedro Monteleone e a rua São Paulo, que inclui a área localizada atrás da Vila São Luís – um dos pontos mais críticos de transbordamento. O pedido já foi feito ao Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado (DAEE) e a outorga deve sair em até 30 dias.
O desassoreamento dos rios é uma das medidas para prevenção de cheias e deve ser realizado no período que antecede as chuvas, quando as margens estão secas e mais propícias a receber os equipamentos pesados para a limpeza. Assim, nos períodos chuvosos esses cursos estarão limpos e com maior capacidade de vazão da água.
Além do desassoreamento dos cursos d’água, a Prefeitura de Catanduva está cumprindo, de forma constante, a desobstrução de galerias de águas pluviais em toda a cidade e monitorando os pontos de alta vulnerabilidade de enchentes, para que a manutenção e limpeza nestes locais sejam periódicas e contínuas.
Fonte: Assessoria/Prefeitura